Esta Gama de facto tem uma espectacular vóz,e neste seu primeiro trabalho,foi "apoiada pelo Philip Monteiro,que deu a sua participação vocal a alguns temas (mas tambem,eles já se conheciam à muito tempo,e inclusive já haviam trabalhado juntos em alguns projectos,e isto desde 1995). As palavras que se seguem vieram do próprio facebook da Artista (o seu a seu dono). Gama nasceu em Cabo-Verde na cidade de Praia, Varzea. Desde a sua infância que a musica a sua paixão e desde então começa os seus primeiros passos na escola em actividades escolares onde participa no concurso “Pequenos Cantores” e nessa mesma altura gama com 13 anos e convidada a fazer parte do grupo “Tropical Som”. Neste projecto Gama fez espectáculos por varias ilhas de Cabo Verde e é nessa digressão que conhece o produtor Julio Miranda que Apresentou lhe ao produtor Philip Monteiro. Ao descobrir a voz da cantora convida-lhe a participar nos seus projectos dos quais o projecto “Pa Ke Ama” e “Friends and Lovers” e ainda participa no projecto “Fidjus di Funana”. Em 2000 Gama vai para Portugal atrás do seu sonho de gravar o seu trabalho discográfico a solo e é lá que o produtor Julio Miranda dá a oportunidade de realizar o seu sonho junto ao produtor Manu Zimmer e Philip Monteiro, que graças ao enorme trabalho depositado nasce o CD a solo de Gama intitulado de “Sai Cu Bó”. Álbum este que contou com a participação de Jair Ob1, Gege e Constance a que atinge Disco d’Ouro. Gama continua a sua carreira artística e participa e mais compilações como Joias d’Africa, Projecto Bali Pena, Tornado, Kizomba Brasil, entre outros. Ainda faz duetos com alguns artistas dos quais Johnny Lima e Eddu que foram grandes êxitos no mercado. Mais tarde grava o tema “Tentação” com os produtores TL DreamZ, musica esta que traça uma etapa na carreira da artista devido ao sucesso da musica e que da a oportunidade de conhecer vários países promovendo o seu trabalho na Europa, Africa, EUA e Brasil onde fez muitas amizades e ganhou mais fãs. Em 2012 Gama regressa aos estúdios para gravar o seu novo CD que a final de 2012 lança o cd intitulado de “Mas”. Trabalho discográfico que conta com produções de Dabs Lopes, TL DreamZ, Philip Monteiro, Dua, Pina, Lejemea Prod., Thierry Doumergue, Jovany Pro , Kidy e A.T.A. Djudja. E participação de Meno Pecha, Zé Espanhol, Tó Semedo, Eddu, Jair OB1, Gege, Loony Johnson, Bela, Johnny Fonseca e Juvenal. Distribuido por GoldMusic Productions.